Vila Madalena SP: arte, lifestyle, gastronomia, vida noturna e arquitetura

Pegue um pouco de arte, gastronomia, vida noturna, comércio, entretenimento, boa arquitetura e gente de todos os tipos: Isso é o que caracteriza a Vila Madalena, um bairro na zona oeste de São Paulo.

É um lugar de contrastes. De Pluralidades.

Onde os diferentes convivem em perfeita harmonia. O bairro é bastante conhecido por ser um reduto boêmio da capital paulista, além de contar com diversas lojinhas, cafés, restaurantes, galerias e ateliês. Aliás, é lá onde fica o famoso Beco do Batman: uma imensa galeria a céu aberto, repleta de grafite de diversos artistas, que já falamos aqui no blog.

Mas não é apenas um bairro dedicado à lazer. Muitas pessoas moram lá e elas têm o privilégio de viver pertinho de uma porção de serviços essenciais para o dia a dia. Por isso a Vila Madalena é considerada um bairro nobre da capital paulista. Aliás, quem mora lá não pode reclamar, pois a diversidade de eventos, como feirinhas, brechós, música e um bom chopp final da tarde com uma comidinha de boteco é o que não falta no bairro!

Se você não conhece, ou está pensando em conhecer um pouco mais do que tem por lá em alguma visita à São Paulo, o blog da MKS preparou esse blogpost com tudo que tem na Vila Madalena. Confira!

Arte

Imagem: Galeria Choque Cultural

A Vila Madalena é conhecida por ostentar diversas galerias de arte. Entre elas destacam-se a Galeria Fortes Vilaça: um local em que brasileiros e estrangeiros expõe suas obras; o Epicentro Cultural, um local destinado às artes visuais, atividades culturais e música, além de exposições de arte e apresentações de música autoral; e a Galeria Choque Cultural, um local referência em arte urbana em que artistas iniciantes e já consagrados expõe suas obras. Além disso, o bairro conta com galerias a céu aberto: o Beco do Batman e o Beco do Aprendiz.

Arquitetura

O bairro sempre foi composto de casinhas térreas, tipicamente portuguesas, e alguns prédios baixos e sem qualquer preocupação arquitetônica. Porém, em 2005, a chegada de empreendimentos de prédios residenciais e comerciais com uma arquitetura contemporânea e para muitos, ousada, mudou não só a cara do bairro, como a maneira de viver nele! Iniciava uma nova onda de arquitetura contemporânea que se espalharia por todo país!

Os diversos empreendimentos assinados pelos escritórios de arquitetura mais renomados do país e construídos pela Idea!Zarvos, que investem na grife de conceituados escritórios e consideram que a arquitetura deve ser “sem preconceito”, fez nascer uma nova Vila Madalena. Inclusive, tornou o bairro destino de turismo de diversos grupos de arquitetos que percorrem as ruas a pé, admirando a paisagem arquitetônica a sua volta!

Esta nova forma de viver e usufruir das facilidades da região a partir destes empreendimentos trouxe para o bairro grandes empresas corporativas, a maioria na área da criatividade, que abraçaram este lifestyle descolado e moderno onde as construções e pessoas devem interagir mais.

Os edifícios com entrada recuada, sem grades, com cores e materiais inusitados podem ser apreciados sem custo algum! Um baita atrativo do bairro, não? Alguns exemplos são o Edifício Corujas, projeto do FGMF, o Edifício W305 do arquiteto Isay Weinfeld, o Box 298, entre vários outros! Um mais espetacular que o outro!

Edifício Box 298. Imagem: Idea!Zarvos.

 

Edifício comercial Corujas – Imagem: Rafael Netto

Entretenimento

Além de poder usufruir das galerias de arte, pubs e restaurantes da região, os turistas e moradores do bairro têm diversas opções de entretenimento e lazer.

Existem diversos estúdios de Yoga espalhados no bairro, como o Hot Yoga São Paulo, Espaço Soma, Espaço Girassol, Yoga Lab, entre outros.

Já para quem gosta de agitar, o melhor é o Centro Cultural Rio Verde, um espaço destinado para shows, eventos, ensaios e reuniões. E, para quem quer apenas sair com os amigos, a melhor opção é o Cine Sala: mais do que um cinema, é um lugar de encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura.

Por fim, uma dica é a Mercearia São Pedro, um local para escritores e artistas que querem bater um papo e, ao mesmo tempo, comer deliciosos petiscos e tomar uma cerveja bem gelada.

Música

Imagem: Madeleine Bar

Sim, é um bairro para todos os gostos, inclusive musical. Existem alguns lugares para quem quer curtir e apreciar uma boa música: O Jazz nos Fundos é um bar com música ao vivo no melhor estilo norte americano, em que os músicos interagem com o público. Outra opção é o Madeleine Bar, um clube de jazz com música ao vivo. Vale ressaltar que o Madeleine Bar ganhou o prêmio de melhor música ao vivo pela Revista Veja São Paulo. Já para quem curte rock, uma boa opção é o Morrison Rock Bar, um bar inspirado no Jim Morrison, vocalista da banda The Doors.

Acha que parou por aí?

Os fãs do samba também têm seu espaço no bairro, com os bares Ó do Borogodó, Pau Brasil, Roda Viva, Bar Samba e a escola de samba Pérola Negra.

Vida Noturna

De fato a Vila Madalena é um bairro que tem um pouco de tudo, mas o forte do bairro mesmo são os pubs. Aliás, a vila é conhecida pelos seus bares e casas noturnas.

Tem o Astor, um dos pubs mais famosos da cidade, que conta com uma decoração remetente aos anos 1950 e com uma grande carta de bebidas. No entanto, o forte da casa é o chopp.

Tem o Bar Boca de Ouro, um boteco dentro de um pequeno sobrado, com variedades de petiscos e cervejas; o Bar do Sacha, um local descontraído para reunir os amigos e beber uma cerveja bem gelada; entre outros.

Gastronomia

Imagem: Restaurante Bullguer

Quem mora na Vila Madalena tem o privilégio e a sorte de ter uma diversificada lista de restaurantes e bares ao seu dispor.

Para quem gosta de hambúrgueres tem o Bullguer, o 12 Burguer e Bistrô, entre outros. Já para quem adora comer uma pizza, tem o Carlos Pizza, que foi eleita pelo Comer&Beber2015 como a melhor pizza da cidade.

Os vegetarianos não ficam de fora com o Alternativa Casa do Natural, Banana Verde, Cereal Brasil, Maha Mantra, entre outros.

Tem opções para quem apenas quer fazer um lanche: A Queijaria, uma loja dedicada somente aos queijos; o Baccio de Latte, ideal para os apreciadores de guloseimas, A Confeitaria Marília Zylbersztajn, com bolos e tortas deliciosas etc.

Transporte

Para chegar no bairro por meio do transporte público é bem simples. Para quem deseja ir diretamente para lá, pode pegar a linha verde do metrô e descer na estação Vila Madalena.

Além disso, diversas linhas de ônibus vão até ao bairro. Se você deseja visitar o bairro e quer saber mais detalhes sobre o transporte até o local, o site moovitapp reuniu uma lista com todos os ônibus e diferentes rotas para chegar até o local.

Bom, depois de ficar sabendo de todos esses lugares é difícil não querer visitar a Vila Madalena em São Paulo.

Se você conhece outro lugar legal no bairro, conte para nós aqui nos comentários!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?