Hemeroscopium house: O casamento perfeito entre arquitetura e engenharia
Você já ouviu falar da Hemeroscopium House? O empreendimento fica em Madri, na Espanha, e com certeza é algo diferente de tudo o que você já viu. É o resultado da combinação perfeita entre engenharia e arquitetura, na sua forma mais pura e genuína, já que a casa é constituída basicamente pelo seu esqueleto estrutural e seus fechamentos em vidro. Nada mais externamente. Nem sequer revestimentos, pinturas ou paredes de alvenaria.
O seu nome tem origem grega e significa “lugar onde o Sol se põe” – justamente para remeter a um lugar mágico, que mexe com os sentidos e com a imaginação de quem o observa.
Conceito
A Hemeroscopium House foi pensada e projetada pelo arquiteto Antón García- Abril, da Ensamble Studio. De acordo com ele, a inspiração seria criar um paraíso na terra.
“[O nome] é uma alusão a um lugar que existe apenas em nossa mente, em nossos sentidos, que é sempre mutável, mas é mesmo real. É delimitada pelas referências do horizonte, pelos limites físicos, definidos pela luz, e acontece no tempo”, definiu o arquiteto.
O empreendimento foi construído com uma série de estruturas pré-moldadas encaixadas, que brincam com a gravidade e se equilibram de forma aparentemente instável, mas que estão em perfeita harmonia estrutural. É exatamente por isso que nós, da MKS, consideramos a Hemeroscopium house o casamento perfeito entre arquitetura e engenharia!
Estrutura
As estruturas pré-moldadas são cuidadosamente empilhadas, com ajuda de um guindaste, em um formato de hélice a partir da viga principal. À medida que a casa se desenvolve, os elementos dão um ar de leveza – mesmo com o contrapeso (um tanto improvável e paradoxal a essa leveza!) de um bloco de 20 toneladas de granito no topo da casa – e culminam em um ponto de equilíbrio perfeito. Até a piscina da casa encanta e ao mesmo tempo impressiona pela sua ousadia estrutural!
A Hemeroscopium house é uma justaposição de força e transparência.
De acordo com os construtores, no total, o empreendimento conta com apenas sete elementos chave, e mistura concreto, vidro e água. Eles levaram cerca de um ano para desenvolver todos os cálculos necessários para oferecer à casa a sustentação perfeita entre essa combinação, sem ter que abrir mão do conceito etéreo. Todas peças estruturais, como as vigas, o bloco e a haste de aço foram posicionados de forma a manter uma harmonia estética agradável ao observador, tentando ao máximo dar uma sensação de leveza ao conjunto. Também por isso, a casa ganhou piscinas e colunas em V.
A construção
Toda a estruturação da casa foi feita em apenas sete dias! Isso porque os elementos utilizados para dar forma ao projeto foram pré-fabricados e o projeto previa minuciosamente cada plano de execução para a hora da montagem. Por esse nível de detalhamento operacional também que o projeto demandou mais tempo que a própria construção. Com o projeto em mãos, a construção não passou de uma montagem de Lego em escala real!
Créditos: Archdaily
O resultado é impressionante: 400m² de trabalho impecável. A casa ergue-se a 60 metros – no topo, o chamado “ponto G” finaliza com perfeição a estrutura.
O edifício é espaçoso e valoriza a luz natural. Através das grandes janelas de vidro, quem entra é convidado a apreciar o jardim e a paisagem montanhosa da região.
No térreo, ficam a cozinha e salas de estar. Uma piscina em local protegido, mas aberta à brisa, também faz parte do primeiro piso. Já no andar superior fica o acesso aos quartos e à piscina principal – cujo final se perde no horizonte.
Localização
Quer visitar o empreendimento? Ele fica em Las Rozas, um dos maiores municípios de Madri, no vale do Guadarrama, na Espanha.
A casa encontra-se a uma distância de 18km de Madrid e bloqueia a estrada entre La Coruña A-6, que atravessa a cidade de duas áreas de tamanho desigual, e a estrada Escorial M-505. quem vai de trem pode usar três estações: Las Rozas, Las Matas e Pinar.
Gostou? Conte para nós nos comentários o que mais chamou sua atenção na Hemeroscopium House, essa casa que parece saída direto de nossa imaginação!