Hemeroscopium house: O casamento perfeito entre arquitetura e engenharia

Você já ouviu falar da Hemeroscopium House? O empreendimento fica em Madri, na Espanha, e com certeza é algo diferente de tudo o que você já viu. É o resultado da combinação perfeita entre engenharia e arquitetura, na sua forma mais pura e genuína, já que a casa é constituída basicamente pelo seu esqueleto estrutural e seus fechamentos em vidro. Nada mais externamente. Nem sequer revestimentos, pinturas ou paredes de alvenaria.

O seu nome tem origem grega e significa “lugar onde o Sol se põe” – justamente para remeter a um lugar mágico, que mexe com os sentidos e com a imaginação de quem o observa.

Conceito

A Hemeroscopium House foi pensada e projetada pelo arquiteto Antón García- Abril, da Ensamble Studio. De acordo com ele, a inspiração seria criar um paraíso na terra.

“[O nome] é uma alusão a um lugar que existe apenas em nossa mente, em nossos sentidos, que é sempre mutável, mas é mesmo real. É delimitada pelas referências do horizonte, pelos limites físicos, definidos pela luz, e acontece no tempo”, definiu o arquiteto.

Créditos: Archdaily

O empreendimento foi construído com uma série de estruturas pré-moldadas encaixadas, que brincam com a gravidade e se equilibram de forma aparentemente instável, mas que estão em perfeita harmonia estrutural. É exatamente por isso que nós, da MKS, consideramos a Hemeroscopium house o casamento perfeito entre arquitetura e engenharia!

Estrutura

As estruturas pré-moldadas são cuidadosamente empilhadas, com ajuda de um guindaste, em um formato de hélice a partir da viga principal. À medida que a casa se desenvolve, os elementos dão um ar de leveza – mesmo com o contrapeso (um tanto improvável e paradoxal a essa leveza!) de um bloco de 20 toneladas de granito no topo da casa – e culminam em um ponto de equilíbrio perfeito. Até a piscina da casa encanta e ao mesmo tempo impressiona pela sua ousadia estrutural!

A Hemeroscopium house é uma justaposição de força e transparência.

De acordo com os construtores, no total, o empreendimento conta com apenas sete elementos chave, e mistura concreto, vidro e água. Eles levaram cerca de um ano para desenvolver todos os cálculos necessários para oferecer à casa a sustentação perfeita entre essa combinação, sem ter que abrir mão do conceito etéreo. Todas peças estruturais, como as vigas, o bloco e a haste de aço foram posicionados de forma a manter uma harmonia estética agradável ao observador, tentando ao máximo dar uma sensação de leveza ao conjunto. Também por isso, a casa ganhou piscinas e colunas em V.

A construção

Toda a estruturação da casa foi feita em apenas sete dias! Isso porque os elementos utilizados para dar forma ao projeto foram pré-fabricados e o projeto previa minuciosamente cada plano de execução para a hora da montagem. Por esse nível de detalhamento operacional também que o projeto demandou mais tempo que a própria construção. Com o projeto em mãos, a construção não passou de uma montagem de Lego em escala real!

Abril e sua equipe durante a montagem das estruturas. Créditos: Archdaily

 

Créditos: Archdaily

O resultado é impressionante: 400m² de trabalho impecável. A casa ergue-se a 60 metros – no topo, o chamado “ponto G” finaliza com perfeição a estrutura.

O edifício é espaçoso e valoriza a luz natural. Através das grandes janelas de vidro, quem entra é convidado a apreciar o jardim e a paisagem montanhosa da região.

No térreo, ficam a cozinha e salas de estar. Uma piscina em local protegido, mas aberta à brisa, também faz parte do primeiro piso. Já no andar superior fica o acesso aos quartos e à piscina principal – cujo final se perde no horizonte.

Localização

Quer visitar o empreendimento? Ele fica em Las Rozas, um dos maiores municípios de Madri, no vale do Guadarrama, na Espanha.

A casa encontra-se a uma distância de 18km de Madrid e bloqueia a estrada entre La Coruña A-6, que atravessa a cidade de duas áreas de tamanho desigual, e a estrada Escorial M-505. quem vai de trem pode usar três estações: Las Rozas, Las Matas e Pinar.

Gostou? Conte para nós nos comentários o que mais chamou sua atenção na Hemeroscopium House, essa casa que parece saída direto de nossa imaginação!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?