20 anos de Educação: Instituto Ling Porto Alegre

Garantimos que você já ouviu falar sobre o Instituto Ling, porém, não sabe muito bem sua história! Para que você conheça o projeto que está há mais de 20 anos mudando a educação e a cultura no Brasil, nós da MKS queremos enaltecer iniciativas positivas, como é o caso do Instituto Ling!

Educação e Reciprocidade

Muito antes de criarem o Instituto Ling, o empreendedor Sheun Ming Ling e sua esposa Lydia Wong Ling, ainda na China, sempre foram influenciados pelo confucionismo, prezando por valores que envolvem educação e reciprocidade. Com essa essência que o casal veio ao Brasil, em 1951, para contribuir para seu crescimento através de criação de empresas e a formação de sua família.

Para ajudar a melhorar o nosso país, o casal implantou ações ligadas à saúde, empreendedorismo e cultura. Porém, decidiram que a maior contribuição que eles poderiam oferecer ao país era investindo na educação brasileira.

Instituto Ling

Foto: Instituto Ling

 

Foi assim que Sheun e Lydia Ling decidiram formalizar o primeiro programa do Instituto Ling: através de concessão de bolsas de estudo para pós-graduação em excelentes universidades dos Estados Unidos e da Europa. Desta forma que em 1995, tiveram três bolsistas cursando MBA nos EUA. No ano seguinte, foram sete. E a cada ano que passava, a rede foi crescendo mais ainda.

Além do MBA, MPA para administradores públicos, foi criado um programa para a carreira do Direito, outros para capacitação de líderes, jornalistas e engenheiros. Até hoje, mais de 600 estudantes foram beneficiados com acesso a um ensino de excelência e integrados com o Instituto para criar iniciativas inovadoras em diversas áreas, incluindo a educação.

Instituto Ling Porto Alegre

Foto: Leonardo Finotti

 

Em 2014 é que o Instituto Ling abriu sua sede em Porto Alegre. Considerado como um centro cultural na capital gaúcha, a excelência está em todas as ações da organização.

Confira os cursos previstos para 2017 aqui!

Exemplo disso são iniciativas parceiras que o Instituto fez com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento para implantar um centro de oncologia que se tornou referência internacional no tratamento do câncer.

Arquitetura Instituto Ling Porto Alegre

Foto: Leonardo Finotti

 

Se você nunca passou na frente do Instituto Ling, garantimos que antes mesmo de entrar, o impacto visual da fachada já valerá a visita! Sabe por quê? Ele foi projetado por um dos maiores e mais conceituado arquitetos brasileiros: Isay Weinfeld!

Conhecido internacionalmente por sua apurada técnica minimalista, com inúmeros trabalhos que incluem desde residências até museus, edifícios a restaurantes, de lojas de rua a lojas em shopping centers, de boates a hotéis, e etc. No bairro Vila Madalena em São Paulo, por exemplo, há diversas obras projetadas por ele, confere aqui nesse post que fizemos sobre a Vila! 

O Instituto Ling é um desses locais que sentimos o cuidado com a arquitetura antes mesmo de entrar! Com conceitos como linhas retas, elegância no detalhamento, boas proporções e limpeza do desenho, faz com que esta edificação no bairro Três Figueiras se destaque de todo o entorno.

A fachada principal é praticamente cega, a única abertura é a porta de entrada, acessível por uma rampa oriunda do jardim.

Foto: Cristiano Brauce

 

Já a outra fachada, em sentido sudoeste, é a nossa preferida, composta por brises verticais de vidro que controlam internamente a iluminação. Aliás, todo seu interior foi pensado para ter controle de iluminação de acordo com o uso de cada ambiente.

Foto: Leonardo Finotti

 

Ao percorrer a edificação, percebemos uma sucessão de galerias. Estas dão acesso à recepção, a loja, a um café, espaço expositivo e por fim ao auditório. Além desses lugares, há as salas onde ocorrem os cursos, banheiros, salas de reunião, salão de eventos, área administrativa, jardins, cozinha, entre outros.

Vê-se muito branco, cinza e o contraste da madeira nas paredes e escadas, tornando o espaço único e aconchegante para os visitantes, onde o conceito minimalista mais uma vez prova que o requinte não precisa de exageros.

Foto: Leonardo Finotti

 

Foto: Leonardo Finotti

 

Ou seja, temos no Instituto Ling um lugar de muita inspiração onde podemos apreciar o conceito minimalista da arquitetura contemporânea!

Enfim, é com atitudes como as ações do Instituto que temos a certeza de que ainda existem pessoas brilhantes e com ampla visão de futuro! E você, conhece mais alguma Instituição que faça trabalhos como o Instituto Ling? Nos conte através dos comentários!

→ Como o Instituto é uma organização sem fins lucrativos, saiba como contribuir para a educação, cultura e saúde aqui!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?