Truques de iluminação: transforme os ambientes do seu apartamento

Aqui na MKS, somos muito preocupados em entregar empreendimentos pautados na boa arquitetura e boa engenharia para trazer mais qualidade de vida aos seus moradores. Um dos aspectos que contribui com isso é a iluminação, seja natural ou artificial. No Esquina Chartier e no J.Cândido, por exemplo, trouxemos o conceito de brises móveis na fachada, uma ferramenta que ajuda no controle da entrada de luz natural, além de contribuir para o conforto térmico do apartamento.

Há muitas dicas de mudanças com a luz que podem ajudar você a tornar o seu apartamento do jeito que você sempre sonhou. Neste post, trazemos truques de iluminação que vão transformar os ambientes da sua casa e tornar a sua rotina muito melhor. Confira!

truque-de-iluminacao-02

Existem três tipos de luzes que podem ser utilizados na iluminação da sua casa. Só de saber as diferenças entre cada uma e os principais usos que elas possuem, você já é capaz de transformar radicalmente cada um dos cômodos do seu imóvel. Entenda as diferenças entre luz direta, luz indireta e luz difusa.

Luz direta

A luz direta é um tipo de iluminação utilizada para dar foco e destaque. Os spots são bastante populares e vêm sendo cada vez mais utilizados, principalmente como forma de dar destaque à decoração. As lâmpadas mais populares são as dicroica, par20 ou r70, e ajudam a criar cenários diferenciados. Uma das vantagens da luz direta é que você pode utilizar diferentes tipos de angulação, podendo mudar ao longo do tempo. Na sala de estar, por exemplo, você pode usar spots direcionados, sejam eles embutidos ou em trilhos,  para destacar quadros ou itens decorativos que você gosta.

truque-de-iluminacao-03

Foto: Conexão Decor

Luz indireta

A luz indireta, como o próprio nome já diz, é utilizada para iluminar de forma indireta um ambiente. Com luz amarela, a luz indireta é bastante recomendada para quartos e salas de estar, por trazer aconchego aos ambientes onde está inserida. Esse tipo de iluminação, que pode estar tanto no teto quanto na parede, permite a saída de luminosidade sem agredir a vista — perfeita para os momentos antes de dormir.

truque-de-iluminacao-04

Luz difusa

A luz difusa é aquela que se utiliza de luminária com difusor, que pode ser de acrílico ou vidro. A luz passa por um filtro, que chega a reter cerca de 20% da luminosidade e, por isso, não agride tanto a vista. A luz difusa ilumina ambientes inteiros sem fazer sombra, podendo utilizar lâmpadas amarelas ou brancas.

truque-de-iluminacao-05

Foto: Luz Empório Design

Mistura de conceitos

O mais legal da iluminação da sua casa é que você não precisa utilizar apenas um tipo de luz. Pelo contrário, pode combinar os tipos de luz, a fim de criar os melhores ambientes.

truque-de-iluminacao-06

A cozinha, por exemplo, é um dos espaços da casa que mais precisa de boa iluminação. Assim, você pode ter uma luz difusa ou luz indireta para bem iluminar o ambiente como um todo e trabalhar também com a iluminação pontual através da luz direta em spots ou pendentes.

Essa mistura de conceitos de iluminação também pode se aplicar à sala de estar e ao seu escritório, por exemplo. O truque é sempre saber o que precisa ser destacado e qual a finalidade que você precisa dar para cada cômodo da casa.

truque-de-iluminacao-07

truque-de-iluminacao-08

O que achou dos nossos truques de iluminação? Já utiliza algum no seu apartamento? Conta para a gente!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?