Arquitetura de Porto Alegre: 4 lugares que você precisa conhecer

As obras da cidade de Porto Alegre são uma mescla da modernidade das estruturas atuais com monumentos históricos que carregam a robustez e elegância de seus séculos de idade. Nós, da MKS, somos apaixonados pela arquitetura desta cidade e, por isso, indicamos aqui 4 lugares para você conhecer que caracterizam a arquitetura de Porto Alegre!

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Foto: Mudança Internacional.

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre é um marco relacionado às construções de catedrais pelo mundo. Sua estrutura foi projetada para que ganhasse destaque em meio à cidade, mesmo que isso implicasse fugir um pouco dos padrões arquitetônicos renascentistas. Seu maior destaque é a cúpula, que atinge 65 metros de altura e os incomuns 18 metros de diâmetro, trazendo imponência e reconhecimento da obra como um cartão-postal de Porto Alegre.

Memorial do Legislativo

Foto: Mudança Internacional.

Foto: Assembleia Legislativa.

O mais antigo prédio de Porto Alegre mistura o estilo arquitetônico colonial português com toques de neoclassicismo devido às reformas durante seus mais de 200 anos de história. Mesmo assim, desde que foi construído, em 1790, mantém maior parte da estrutura e aparência originais. Depois de ter abrigado a Junta de Administração e Arrecadação da Fazenda, a Assembleia Legislativa e o Parlamento, além de ter passado por diversos momentos históricos do estado, como a Revolução Farroupilha, hoje, a casa é sede do Memorial do Legislativo, guardando registros escritos e fotográficos da memória política rio-grandense.

Mercado Público

Foto: Joel Vargas/PMPA.

O Mercado Público de Porto Alegre é uma das mais importantes construções da cidade e é ponto de referência de seu centro comercial. Projeto do arquiteto alemão Friedrich Heydtmann, foi construído entre 1861 e 1869 para dar conta do período de expansão e necessidade de abastecimento da população da época. Construído sob um formato quadrilátero, abrigava entre suas paredes e seus quatro torreões os mais diversos serviços e produtos, centralizando as demandas comerciais. O prédio resistiu a inúmeras enchentes e incêndios, atraindo ainda hoje a população pela manutenção de detalhes arquitetônicos e sociais, como a venda de mercadorias a granel, especiarias e a realização de feiras em seu espaço. 

Orla do Guaíba

Arquitetura de Porto Alegre: 4 lugares que você precisa conhecer

Em junho de 2018, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner entregou à cidade a revitalização da Orla do Guaíba. A nova estrutura conta com mirantes, quadras esportivas, bares, decks de madeira e uma ótima iluminação. Saiba mais sobre esta restauração que virou marco arquitetônico da capital.

Esses são alguns dos principais lugares que você precisa conhecer que caracterizam a arquitetura de Porto Alegre. A cidade é cheia de nuances e apaixona por seus prédios históricos, pelas mesclas de estilos clássicos e pela harmonia das novas estruturas. Nós, da MKS, somos orgulhosos de fazer parte dessa história e poder contribuir com a manutenção e evolução da arquitetura singular dessa cidade. Conheça as gentilezas urbanas concebidas por nós.

Leia mais:

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?