Brises: estética, funcionalidade e sustentabilidade

Com o tempo, a arquitetura passou a ter uma importância significativa no cotidiano das sociedades. O caráter funcional dos edifícios, contudo, passou por grandes mudanças com a chegada de novas tecnologias. Além da funcionalidade e de estéticas agradáveis, há a preocupação, até os dias atuais, com a sustentabilidade das edificações. Pensando nisso, vários arquitetos desenvolveram e aplicaram novos recursos que cobrissem essa demanda.

Uma das criações mais importantes e utilizadas em diversos prédios até hoje é o brise-soleil. Invenção creditada ao arquiteto franco-suíço Le Corbusier, é um dos elementos fundamentais da arquitetura moderna, pois revoluciona e aperfeiçoa o controle de temperatura, ventilação e gasto energético dos edifícios

Brises: estética, funcionalidade e sustentabilidade

Brise-soleil, em francês, pode ser traduzido como quebra-sol em português. Ele tem exatamente essa função: filtrar os raios solares que atingem as fachadas dos prédios, mantendo a luminosidade natural, a ventilação e a visibilidade e evitando o superaquecimento dos interiores, além de economizar a energia que seria gasta com iluminação artificial e com o resfriamento através de ares-condicionados e ventiladores. 

Os brises são caracterizados por lâminas postas espaçadamente lado a lado, na vertical ou na horizontal, e podem ser fixas ou móveis e construídas em madeira, concreto, plástico ou metal. É muito comum ver sua aplicação em edifícios públicos e comerciais, mas algumas construtoras reconheceram que o ganho estético e funcional deveria também presentear prédios residenciais.

A MKS, buscando sempre entregar gentilezas urbanas que sigam os preceitos da boa arquitetura, trouxe os benefícios dos brises móveis para seus dois mais novos e modernos empreendimentos: o JCândido e o Esquina Chartier.

Foto: fachada do Esquina Chartier.

O uso nestes edifícios é de suma importância e parte do princípio do ganho funcional, da durabilidade e leveza – por essa razão são feitos em alumínio. Este material exclui a necessidade de manutenções frequentes e pintura, além de proporcionar um ganho estético harmônico por conta da diversidade de opções de cores e formatos.

Conheça os empreendimentos da MKS e toda a tecnologia arquitetônica envolvida na construção de seus edifícios.

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?