Restauração da Orla do Guaíba é novo marco arquitetônico da capital

Um dos principais cartões-postais de Porto Alegre acabou de ganhar uma nova vida. Com projeto de renovação entregue no final de junho, a Orla Moacyr Scliar, como foi chamada, teve o projeto concebido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner eleito pela Planetizen como o segundo maior urbanista do mundo e idealizado pelo seu escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.

A nova orla é a primeira parte entregue do Parque Urbano da Orla do Lago do Guaíba, que possui 56.700 m² de área, com extensão de 1,3 km entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

O projeto chega para sanar uma necessidade dos porto-alegrenses e das pessoas da região metropolitana de Porto Alegre que clamam por bons espaços públicos. Com estrutura de ciclovia e passeio público, a nova orla conta com mirantes, quadras esportivas, bares, um restaurante panorâmico, ancoradouro para barcos de passeio turísticos. Além disso, há uma integração de decks de madeira na altura do lago, com duas passarelas e arquibancadas, que permitem aos visitantes contemplar o pôr do sol mais lindo do Brasil.

Fonte: GaúchaZH

Para a realização da nova orla, foram escolhidos materiais como concreto, vidro, madeira e aço todos em seus acabamentos naturais. Sobre a decisão, o escritório se pronunciou em memorial: “as formas curvas tiram partido da plasticidade do concreto e o desenho se relaciona ao movimento das águas, desenvolvendo-se gentilmente ao longo do terreno”.

A beleza da orla vai além das curvas de sua estrutura e apaixona quando o sol se põe. Isso porque o projeto luminotécnico foi planejado para garantir que o espaço seja utilizado mesmo à noite, além de garantir um charme todo especial à nova orla. Para tal, foram instalados 47 postes inclinados e um piso iluminado por pontos de fibra ótica.

A segurança do local é reforçada por um ponto permanente da Guarda Municipal e por 39 câmeras de monitoramento. A gestão da orla do Guaíba é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAM), contudo há expectativa de participação da iniciativa privada. O projeto foi orçado em R$ 71 milhões, tendo sido executado com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O  Parque Urbano da Orla do Lago do Guaíba ainda será estendido até o Arroio Cavalhada. Com o primeiro trecho, referente à Orla Moacyr Scliar, finalizado os próximos trechos a serem entregues são:

  • Entre a Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol, com espaços de lazer;
  • Entre o Anfiteatro até o Parque Gigante do Sport Club Internacional, com áreas de lazer e espaços esportivos;
  • E o último que se estenderá até o Arroio Cavalhada.

Foto: Cesar Lopes / PMPA

Já visitou a nova orla? Damos a nossa palavra de que é um espetáculo arquitetônico garantido!

Fontes: Arcoweb e GaúchaZH

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?