Posição solar e arquitetura: entenda a influência

Se em algum momento da vida você já parou para ler um anúncio de imóvel, é bem provável que tenha se deparado com informações sobre a posição solar do imóvel. Mas você sabe o que significa a posição solar ou orientação solar e como isso influencia a sua vida? A MKS explica para você!

A posição solar ou orientação solar diz respeito à forma como a luz incide nos prédios. A incidência solar, por sua vez, está intrinsecamente relacionada com o conforto térmico, podendo ajudar ou prejudicar nesse aspecto.

Luz natural faz bem para a saúde e ajuda na iluminação dos ambientes do seu apartamento. Entretanto, o excesso dela pode ser negativo, tornando cômodos muito quentes em determinadas horas do dia, além de poder danificar o seu mobiliário, caso sofram a incidência direta do sol.

Quando falamos especificamente de Porto Alegre, onde os empreendimentos da MKS estão localizados, há duas posições solares que saem “vitoriosas” na disputa.

Posição solar leste

A posição solar leste tende a ser a preferida de muitos, pois significa que você terá luz solar pela manhã. A dica é escolher um imóvel que tenha os dormitórios virados para o leste, pois você terá boa incidência solar e os cômodos ficarão arejados. À tarde, eles não sofrerão com os raios solares, e você não precisará se preocupar com ambientes abafados.

Posição solar norte

A posição solar norte também é bastante requisitada para apartamentos, por receber maior incidência solar durante o dia, em todas as estações do ano. Uma dica é escolher um imóvel com posição solar norte, mas que tenha os quartos para o leste. Dessa forma, você terá um maior aproveitamento da luz natural durante o dia. Uma sala de estar com face para o norte é interessante, pois vai garantir que seu apartamento seja bem iluminado sem ficar superaquecido. O mesmo se aplica para escritórios e home office.

Posição solar oeste e posição solar sul

Se você estiver em Porto Alegre, certamente vai querer fugir de imóveis com posição solar oeste e posição solar sul. Isso porque os apartamentos com vista oeste recebem sol em demasia e se tornam um verdadeiro “forno” no verão. Já os de vista sul recebem incidência solar quase nula e são extremamente frios no inverno.

Agora que você já sabe tudo sobre a influência da posição solar na arquitetura, vai poder adquirir o imóvel que faça mais sentido para a sua rotina diária!

Empreendimento J.Cândido com brises móveis

Conheça os empreendimentos da MKS e encontre aquele que traz a posição solar perfeita para você!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?