Como não errar na hora de escolher a planta certa para cada cômodo da casa

Não é de hoje que falamos aqui no blog sobre a importância das plantas na nossa rotina, tanto que já trouxemos anteriormente algumas dicas sobre como as plantas podem melhorar os ambientes da sua casa e escritório. Fazer um bom uso da natureza tem tudo a ver com boa engenharia, um dos pilares da MKS. Trazer as plantas da forma correta para dentro da sua casa só vai resultar em muitos benefícios para você, sua saúde e sua qualidade de vida.

Neste post, apresentamos a você formas simples para não errar na hora de escolher a planta certa para cada cômodo. Confira!

Plantas para o quarto

É de conhecimento geral que as plantas têm o “superpoder” de purificar o ar dos ambientes em que estão inseridas. E, para um espaço como o quarto, essa pode ser uma característica excelente! Este é o nosso espaço de descanso, então nada melhor do que o tornar o mais confortável possível.

Em quartos nos quais a posição solar permita uma maior incidência de luz, você pode usar e abusar de plantas como a lavanda ou alfazema, a citronela e o capim cidreira, que possuem propriedades relaxantes e que contribuem para uma melhor noite de sono.

planta certa para quarto

Agora, se essa não for a sua realidade, opte por plantas mais resistentes, que aguentem melhor espaços com baixa luminosidade. Bons exemplos são as espadas-de-São-Jorge e o lírio-da-paz. A dica importante é sempre buscar deixar o quarto arejado, tanto para a saúde das plantas quanto para a sua.

plantas para o quarto

Plantas para a sala de estar

A sala de estar é um dos espaços que mais podemos brincar com diferentes plantas e folhagens, pois o cômodo permite mais possibilidades. Para a sala você pode tanto escolher plantas que se deem bem com a luz quanto plantas que prefiram ficar estrategicamente posicionadas à sombra.

Se você não passa muito tempo em casa, plantas com boa resistência, como a palmeira-ráfia, são ótimas opções — além de trazer um ar mais oriental ao ambiente, a palmeira preenche o ambiente de natureza e combina com qualquer decoração.

plantas para a sala

Além dela, espécies como a zamioculca, samambaia e orquídeas são uma excelente pedida!

Plantas para a cozinha

Tem coisa mais charmosa do que uma cozinha recheada de plantas? Além das folhagens tradicionais, na cozinha você pode brincar com hortas suspensas, verticais, ou simplesmente utilizar pequenos vasos de ervas e temperos, que pode usar no preparo das suas receitas favoritas.

Dentre as ervas, o manjericão é uma que pode se dar bem na cozinha. A planta gosta de calor e de sol, portanto, a dica é colocá-la na janela. A salsinha também é uma boa ideia, já que ela também curte um calorzinho, ainda que seja mais recomendado deixá-la à sombra.

Plantas para o banheiro

Sim! Você também pode fazer um bom uso de plantas no banheiro. Na verdade, não há nenhuma razão para que você já não esteja fazendo isso!

Os banheiros são ambientes com baixa incidência de luz e que, normalmente, não permitem plantas muito espaçosas. Por isso vale trabalhar com espécies menores, mas igualmente charmosas. Plantas como o kalanchoe, os cactus e a dinheiro-em-penca são algumas variedades muito legais de se ter no seu banheiro. Se adotá-las, vai sentir a diferença no seu dia a dia.

planta certa para o banheiro plantas de banheiro planta certa para o banheiro

O que achou das nossas dicas para encontrar a planta certa para cada cômodo? Esperamos que você encha a sua casa de plantas com essas sugestões. Não tem mais desculpa para errar, né?!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?