O bairro Higienópolis: as raízes da MKS

Localizado na zona norte de Porto Alegre, o bairro Higienópolis é, essencialmente, residencial. Trata se de uma região com características únicas na cidade, um bairro charmoso, que proporciona uma excelente qualidade de vida. Quem mora no Higienópolis é geralmente apaixonado pelo bairro!

É aqui que a MKS construiu e continua construindo boa parte de seus empreendimentos, não só por acreditar muito nas suas facilidades, mas também com o intuito de criar raízes na região, o que acreditamos ser fundamental na humanização do processo da construção civil no que se refere à harmonia na relação incorporador/vizinhança e edifício/cidade.

Entre a natureza e o concreto

O Higienópolis é um bairro de contrastes: das ruas mais agitadas às ruas mais calmas, estando próximo da terceira perimetral, o principal eixo comercial e de mobilidade da capital; além de ruas mais tranquilas e arborizadas na área mais residencial do bairro.

Outro ponto positivo são as praças que servem de pulmão para o bairro. Afinal, quem nunca passeou em um domingo ensolarado pela Praça Província de Shiga, ou tomou um bom mate na Praça Macedônia?

Praça Província de Shiga. Créditos: Mozart Iochims

Nos dias nublados de outono, nas cores da primavera, ou nos dias mais quentes de verão, o Higienópolis é uma excelente alternativa para quem gosta de viver a pé. É recomendado não só para aqueles que costumam fazer atividade física, mas também para quem gosta de apreciar tudo ao seu redor: a natureza, os prédios e as pessoas. Basta passar pelo bairro em um final de semana pela manhã, que notamos vizinhos conversando na esquina, jovens com seus pets dando um passeio, pais e crianças em suas bicicletas, e com isto, tendo aquela sensação tão boa de pertencer ao local onde escolhemos viver.

E podemos afirmar que essa é a característica mais legal desse bairro: a pluralidade de informações. Das ruas mais arborizadas, como a Rua Honório Silveira Dias, a Rua Américo Vespúcio e a Rua Portugal, até ruas mais duras e imponentes, como a Dom Pedro II, repleta de seus edifícios comerciais e de serviços, trata-se de um bairro super funcional.

Afinal, além das facilidades citadas, já repararam como é fácil a mobilidade para qualquer lugar da nossa Porto Alegre? Isso se deve a dois principais fatores: sua localização entre extremos, e seu entorno recheado de vias principais que cortam a cidade, como a Dom Pedro,  a Plínio, a Cristóvão Colombo e da Assis Brasil.

Túnel verde na Honório Silveiro Dias

Tudo o que você precisa a poucos passos

A gente busca cada vez mais praticidade e conveniência no nosso dia a dia, e cada minuto economizado nos ajuda a ter mais qualidade de vida. Um exemplo? Diminuindo as distâncias entre as tarefas básicas do nosso cotidiano. Poder fazer coisas a pé também é uma grande vantagem, por isso o bairro Higienópolis é um daqueles bairros da cidade em que tudo está muito próximo.

Veja a seguir algumas destas conveniências que o bairro proporciona:

Hipermercados

É muito bom ter uma boa variedade de mercados bem próximos ao nosso lar, não é mesmo? Quem já morou distante sabe como se torna desgastante esse processo. O bairro Higienópolis conta com uma grande quantidade de hipermercados, como o Bourbon Shopping da Assis Brasil, o Zaffari da Plínio, Assun, Carrefour, entre outros.

Para passear com a família

Para quem gosta de parques para fazer exercícios ou passear com a família, o Higienópolis conta com o IAPI Skate Park, que além de estar próximo da Praça Shiga e da Praça Leonardo Macedônia, ambos na porção leste e mais ao sul do bairro, são excelentes opções para quem quer caminhar e ter como último destino um parque para descansar, brincar com seus filhos, brincar com seus pets e curtir a natureza.

Destaque para a Praça Província Shiga. Embora esteja oficialmente no bairro Passo d’Areia (ela está localizada na esquina das avenidas Cristóvão Colombo e Plínio Brasil Milano), fica colada ao Higienópolis e é uma dica bem legal para quem quer fugir um pouco da rotina corriqueira de uma capital.

A praça é muito bem cuidada e preservada, fazendo com que todo mundo se sinta, pelo menos por alguns minutos, dentro de um verdadeiro jardim japonês. Pela sua beleza, muitos ensaios fotográficos de casais apaixonados e crianças são realizados lá. Que privilégio para o bairro, não? O horário de funcionamento da Shiga é de segunda a domingo, das 9h às 12h, e das 13h às 17h30min.

Comércio

Além de estar muito próximo ao Bourbon Shopping da Assis Brasil, existem opções de comércio ao longo de todo o bairro, mesmo na porção oeste do Higienópolis, área que é principalmente residencial. Na Rua Marcelo Gama, na Couto de Magalhães e na Marquês do Pombal por exemplo, há diversos mercadinhos de bairro, restaurantes e pet shops.

Na parte leste do Higienópolis, a presença e diversidade de mais supermercados, restaurantes e praças chamam a atenção e são o ponto alto do comércio da região principalmente nas proximidades da Dom Pedro II e da Plínio Brasil Milano.

Educação

Quem tem filhos sabe da importância de ter boas escolas na proximidade da sua moradia. A economia de tempo de deslocamento gerado não só nos faz ganhar um tempo precioso nas primeiras horas do dia, mas principalmente nos possibilita vivenciar essa experiência tão encantadora e única de poder levar nossos pequenos à escola, sem ficar refém dos transportes escolares. Também é muito comum notarmos crianças e adolescentes circulando ou almoçando com seus uniformes escolares nos restaurantes tradicionais do bairro ou comprando lanche nos mercadinhos próximos às escolas.

Nesse aspecto, o Higienópolis é privilegiado, não só possuindo uma ampla variedade de escolas, mas principalmente contando com instituições de referência, sendo um bairro privilegiado nesse aspecto, com o Colégio Pastor Dohms, Escola Canadense bilíngue, Colégio Salesiano Dom Bosco, Colégio João Paulo I, Escola Amigos do Verde etc.

Lazer

Uma excelente dica para quem quer ter momentos de lazer, ou praticar modalidades esportivas é a Sociedade Ginástica de Porto Alegre, a querida e centenária SOGIPA. Quem é do bairro sabe: ela é muito mais que um clube, é um ambiente tão fraternal que ali se formam amigos de uma vida inteira.

Além das diversas modalidades esportivas (academia, basquete, atletismo, esgrima, judô, ginástica, natação, voleibol, tênis, punhobol etc), o clube também oferece espaços para eventos e recreação, ideal para os pais que querem deixar seus pequenos entretidos e em segurança durante o dia.

Ah, outra dica legal de lazer é passear ou praticar exercícios aos domingos no corredor central dos ônibus da III Perimetral, que é aberto apenas para passagem de pessoas. No verão é bonito de ver famílias inteiras passeando até tarde da noite e aproveitando a atividade ao ar livre. Outro privilégio do nosso querido bairro!

Mesmo sendo uma área muito densa, o bairro Higienópolis continua crescendo e recebendo cada vez mais empreendimentos residenciais e comerciais que viram ali um grande potencial em função de tudo isso que comentamos. Trata-se de um bairro nobre de Porto Alegre que visa proporcionar uma excelente qualidade de vida para os seus moradores. Como dito anteriormente, é um bairro que tem um pouco de tudo e, provavelmente, a poucos passos de distância.

Nós, da MKS, construímos há mais de 30 anos na região. É uma honra pra nós fazer parte do passado e do futuro do Higienópolis, um bairro que enraíza famílias e atravessa gerações.

E o que estamos preparando para o futuro? Uma dica:  já estamos em obra!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?