Mitos e verdades sobre a Engenharia Civil

A Engenharia Civil é um ramo de infinitas possibilidades e repleto de encantos, como muitas vezes já trouxemos aqui no blog da MKS. Porém, por ser uma área tão ampla e interessante, a Engenharia Civil é, também, repleta de mitos! Para ajudar você a esclarecer suas dúvidas e desbancar alguns inverdades, trouxemos uma lista definitiva de mitos e verdades da Engenharia Civil. Confira!

1. Engenharia Civil só tem cálculo.

Mito! Embora se associe a faculdade de Engenharia Civil ao cálculo, o curso é muito maior do que isso! A Engenharia Civil abrange muitas áreas, muitas matérias e os mais variados assuntos. Se você está pensa em ingressar no curso, espere, sim, muito cálculo, mas esteja pronto para aprender bastante física, química, materiais de construção civil e sua resistência, instalação hidráulica, elétrica e muito mais.

mitos-verdades-engenharia-civil-2

2. Tem que estudar muito na faculdade de Engenharia Civil.

Verdade! E uma que se aplica a praticamente todas as engenharias. Como um bom curso de exatas, a Engenharia Civil demanda muito de seus estudantes. É um curso puxado, com muito conteúdo, muito exercício, muitas regrinhas. Mas, acredite, a recompensa é igualmente grandiosa.

mitos-verdades-engenharia-civil-3

3. Engenheiro Civil só vai construir casa e prédio.

Mito! Já trouxemos aqui no blog um infográfico explorando as áreas em que um engenheiro pode seguir depois de formado, e mais do que recomendamos a leitura! Mas já adiantamos a você que a Engenharia Civil é um campo de infinitas possibilidades. Vai ter, sim, construção de casas e prédios, mas também pontes, saneamento, rodovias, serviço de análise do solo etc.

mitos-verdades-engenharia-civil-4

4. Quem entra na faculdade de Engenharia já sai empregado e com bom salário.

Mito! A Engenharia Civil sempre foi considerada uma “área certeira” para quem busca um bom plano de carreira, com sucesso na profissão. Acontece que, com a crise e a recessão dos setores, o mercado de Engenharia Civil, assim como muitos outros mercados, está saturado. Existem muitos profissionais atualmente, mas o mercado não consegue comportar a todos. Apesar de haver um grande número de engenheiros, contudo, nem todos eles apresentam um alto nível de capacitação — o que pode ser um bom sinal para quem está chegando agora nesse mercado e está cheio de vontade de fazer a diferença. No Verão na Obra, falamos aos alunos sobre a importância de entender que a faculdade é a base, e você deve construir sua carreira em cima dela, indo atrás de estágios e sempre buscando mais capacitação. Se você é um estudante/profissional assim, sua chance de ter sucesso nesse mercado competitivo é muito maior.

mitos-verdades-engenharia-civil-5

5. Pra ser engenheiro, tem que ser responsável.

Verdade absoluta! Uma das palavras-chave da profissão de engenheiro civil é responsabilidade. Na Engenharia Civil, trabalha-se, diariamente, com vidas. Um erro, não importa o quão mínimo seja, pode causar perdas inimagináveis. Por isso é uma faculdade e uma profissão tão puxada! Quem decidiu trilhar esse caminho precisa estudar — e muito — para ser um profissional completo. E quanto falamos em estudar, isso não termina quando você pega o canudo. É um aperfeiçoamento diário para se tornar a melhor versão de você mesmo que pode haver. Mas já adianto: o resultado compensa demais, meu amigo!

mitos-verdades-engenharia-civil-6

Gostou da lista? Separamos outros links que podem te interessar:

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?