Intervenção Urbana + Grafite = Arte Pública

Já deu para perceber que nós, da MKS, somos apaixonados por arte, certo? Uma das formas de expressão da arte que adoramos é a arte grafitada! Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o famoso Beco do Batman, na cidade de São Paulo, não é mesmo? Ele está localizado no bairro Vila Madalena, entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. Aquelas ruas estreitas são conhecidas por ostentar uma imensa galeria a céu aberto, repleta de grafite de diversos artistas, não só brasileiros, mas também de fora do país.

O local recebeu esse nome devido a um grafite do homem-morcego que foi pintado nas paredes do bairro na década de 80. A partir desta intervenção, o lugar, que era praticamente invisível, passou por uma grande transformação onde com o passar dos anos diversos estudantes de artes plásticas e outros artistas começaram a produzir arte no local transformando as paredes do então “beco” em uma imensa galeria pública de arte. O negócio deu tão certo que hoje, este lugar é especial não só para os amantes da arte grafitada, mas para todos os apreciadores de boas intervenções urbanas, pois, esta transformação tornou o local mais alegre, colorido e convidativo, sendo hoje atração turística na cidade de São Paulo.

Se você nunca foi ao Beco do Batman, mas gostaria de saber um pouco mais sobre este lugar, a MKS preparou uma galeria com diversas imagens do local, além de falar um pouco sobre os artistas que deixaram a sua marca registrada lá. Confira!

Arte feita pelo grafiteiro Binho Ribeiro

Muro que ficou conhecido após um morador do Beco pintá-lo todo de preto como protesto contra o barulho na região. No entanto, o muro ganhou uma nova pintura, feita pelo grafiteiro Binho Ribeiro, que já havia feito um grafite naquele local antes de o muro ser pintado. Percebeu a dimensão da arte?

Paulo Ito

O grafiteiro Paulo Ito é conhecido por usar a arte como forma de protestar contra os problemas do país. Seus grafites tem o objetivo de despertar nas pessoas o pensamento sobre a sociedade de hoje, seja na política, no meio ambiente ou no contexto social. É com certeza um dos grafites que mais fazem refletir no Beco.

Boleta

Daniel Medeiros, mais conhecido como Boleta, é um dos grafiteiros mais conhecidos da cidade de São Paulo. Suas obras são conhecidas por carregar um estilo próprio, transmitindo muito sentimento e cores fortes. Ele foi o precursor do graffiti psicodélico brasileiro e entre suas influências e referências estão a iconografia da tatuagem, a psicodelia dos anos 60 e 70, o misticismo e elementos da natureza.

Highgraff + Ninguém Dorme + Milo Tchais + Hebert Baglione + Boleta + Fefe Talavera

As obras de arte no Beco não são apenas individuais. Como exemplo disto, nota-se este grafite que é considerado um dos mais imponentes do local e é uma obra coletiva que foi feita por 6 artistas diferentes! Bacana, não?

Outras obras e o visual do Beco do Batman:

Grafite nos empreendimentos MKS

Como já citamos a MKS também é muito fã de grafite e compreende que intervenções de arte, quando bem aplicadas, agregam à arquitetura. Por isso, nossos empreendimentos sempre trazem um pouco desta arte. Conheça nossos projetos em nosso site!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?