Como as plantas podem melhorar os ambientes da sua casa e escritório

Estar perto da natureza é uma terapia! Nada como estar cercado de verde para desacelerar, mas você não precisa ir para o meio do mato para curtir o que a natureza tem de melhor. Trazer o verde para dentro de casa ou do seu escritório, na forma de plantas e folhagens, acarreta inúmeros benefícios para sua rotina e saúde. Confira, neste post, como as plantas podem melhorar os ambientes da sua casa e escritório.

Qualidade do ar

hera-planta

Hera

Como já se sabe, as plantas possuem o “superpoder” de filtrar o ar que respiramos. E isso não se aplica somente à poluição das grandes cidades, mas aos ambientes fechados, da nossa casa e escritório também, como aborda Bill Wolverton, em um estudo realizado para a NASA. Utilizar plantas como a hera, samambaia e espada-de-são-jorge tornará a qualidade do ar muito melhor, o que, por conseguinte, trará benefícios à saúde de todos os que ocupam e transitam pelos espaços.

Mais saúde e conforto

Além de limpar o ar, as plantas também melhoram a umidade do ar, o que é bom para a nossa saúde, visto que ambientes muito secos estimulam alergias, como rinite, e causam fadiga. Assim, as plantas trazem mais conforto para espaços fechados.

samambaia-planta

Samambaias

Ambientes compostos por vegetação trazem uma conexão à natureza, o que nos conecta às nossas raízes e nos acalma, mesmo na correria da rotina e de ambientes corporativos. Dessa forma, acabam se tornando mais confortáveis para aqueles que os habitam.

Aumento de produtividade

A presença das plantas indoor também apresenta benefícios significativos para a produtividade. Segundo um estudo publicado pela Royal College of Agriculture, estudantes tiveram 70% mais atenção quando situados em ambientes com plantas. Com maior índice de concentração, trabalha-se melhor trabalhar.  Além disso, as plantas tem o poder de relaxar a visão e, quando são mais coloridas, de estimular a criatividade e evitar os bloqueios criativos.

confete-planta

Confete

Plantas como as suculentas são uma boa pedida para se ter na sua mesa de trabalho, pois sobrevivem bem em ambientes fechados e são de fácil cultivo. Ao redor do escritório, recomenda-se usar e abusar de folhagens maiores, como é o caso da jiboia ou de bambus.

jiboia-planta

Jiboia

Diminuição do estresse

As plantas contribuem também com a diminuição do estresse, e isso se aplica tanto para nossos lares quanto para nossos ambientes de trabalho. Plantas transmitem tranquilidade e tem influências positivas no nosso humor. A cor verde tem o poder de acalmar, aliviar o estresse e ajudar no combate à insônia e à ansiedade. E plantas com diferentes cores também agregam positivamente, como é o caso do vermelho, que aumenta a energia e é estimulante.

lavanda-planta

Lavanda

O roxo é uma cor tranquilizante e que contribui para o relaxamento. Plantas como a lavanda ou violeta são recomendadas para esse efeito. Além disso, tirar um tempo da sua rotina para dedicar-se ao cuidado da plantinha também é uma forma de relaxar a sua mente.

E ainda embelezam os espaços

E, como se não bastassem os motivos anteriores, as plantas ainda tornam qualquer ambiente mais bonito! O que não faltam são espécies que se dão bem dentro de casa e do escritório — basta escolher uma delas e arrasar na sua decoração!

Gostou deste conteúdo? Aproveite e continue lendo o blog da MKS:

 

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?