5 materiais que podem trazer sustentabilidade à sua obra

Devido à constante exploração para os mais diversos fins, os recursos naturais do nosso planeta estão ameaçados. Acreditando em propósitos, como a preservação da natureza e a diminuição do impacto negativo feito por cada um de nós, a MKS reúne, neste post, 5 materiais que podem trazer sustentabilidade à sua obra. Confira!

Bambu

bambu sustentabilidade

Encontrado em abundância na natureza, o bambu é um grande curinga da construção civil. Além de ser usado como parte estética dos prédios, ele também pode substituir armações de aço devido à sua flexibilidade e resistência.

Captação de água da chuva

captação da água da chuva

Não é de hoje que o bem mais precioso da vida está em escassez. A água potável do mundo está sendo desperdiçada em fins diferentes do consumo. A quantidade de água gasta em uma obra ultrapassa os milhares de litros. Podemos mudar isso utilizando captadores de água da chuva, que cumprem com o objetivo da construção e evitam o desperdício da água que poderíamos beber.

Tijolos ecológicos

tijolos ecológicos

Muitas são as alternativas para se produzir tijolos ecológicos. Uma das misturas mais utilizadas é a de terra, cimento e água. A quantidade de cimento usado na mistura —  que não ultrapassa 10% da composição — e a não utilização de forno em sua secagem fazem do tijolo ecológico uma opção muito menos poluente e tão segura e resistente quanto o tijolo comum.

Tintas biodegradáveis

tintas biodegradáveis - sustentabilidade

Há diversas opções de tintas biodegradáveis no mercado. Além de usar compostos não nocivos à saúde, os solventes sintéticos são substituídos por matérias orgânicas não poluentes, como derivados de plantas. Essa é uma ótima maneira de manter a parte estética de sua construção mais amigável ao nosso planeta!

Telhados verdes

Os telhados verdes são um ótimo exemplo de aplicação das atuais tecnologias em prol da natureza. Eles funcionam como jardins suspensos no alto de casas e prédios. As telhas e lajes são impermeabilizadas com PVC e, logo acima, aplica-se a camada que dará vida ao prédio.

Os telhados verdes podem ser irrigados por sistemas de reaproveitamento de águas das chuvas. Além de ajudar a combater enchentes, restabelecem a biodiversidade local, atraindo borboletas, joaninhas e pássaros. Essa tecnologia reduz a temperatura, climatizando os espaços internos e diminuindo o impacto causado pelas construções.

Como exemplo de aplicação temos o Casa América — edifício da MKS que conta com telhados verdes.

Casa América - obra sustentabilidade

Gostou dessas dicas de materiais sustentáveis para sua obra? Nós, da MKS, levamos a preocupação com a sustentabilidade, sempre buscando um equilíbrio entre nossas obras e a natureza que as rodeia, criando, assim, verdadeiras gentilezas urbanas! Conheça nossos empreendimentos!

Leia mais em: Saiba como torna uma obra mais sustentável

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?