4 palestras do TED para inspirar arquitetos

O trabalho de um arquiteto envolve pesquisa, estudo, trabalho duro, mas, sobretudo, paixão pela arquitetura, por criar espaços que tenham um propósito, que mudem o mundo! Para isso a inspiração é algo essencial e, para se inspirar, nada melhor do que ver pessoas apaixonadas por aquilo que fazem contando suas vidas, histórias e descobertas. Para inspirar você, arquiteto ou não, separamos 4 palestras do TED que valem à pena ser assistidas. Confira:

Daniel Libeskind — 17 palavras de inspiração arquitetônica

O renomado arquiteto polonês, naturalizado estadunidense, Daniel Libeskind acredita que a arquitetura é uma linguagem que não pode ser reduzida a palavras. Dono de importantes marcos arquitetônicos, como o Jewish Museum de Berlim, ele tem um coisa ou outra a dizer sobre a arte de criar edificações que impactam e transformam a humanidade. Nesse TED Talks, ele explora 17 conceitos que exprimem sua visão do que é a arquitetura – não algo baseado em concreto, aço e nos elementos do solo, mas baseado em fascinação.

Diébédo Francis Kéré — Como construir com argila… e com a comunidade

Diébédo Francis Kéré nasceu no povoado de Gando, em Burkina Faso, um dos lugares mais pobres do mundo, onde luz elétrica e um sistema de água potável não eram uma realidade. Kéré teve – como ele mesmo pontua – o privilégio de ter uma educação e ganhar uma bolsa de estudos para ir à Europa, onde se formou em Arquitetura na Universidade Técnica de Berlim. Lá, ele começou o plano de retribuir a sua comunidade e desenvolveu o projeto de uma escola em Gando – feita em argila e barro. Mais do que inovação em materiais tradicionais, este TED Talks fala sobre utilizar os materiais que estão à disposição – principalmente quando falamos de cidades e vilas carentes – e saber reconhecer o poder da comunidade, trabalhando junto a ela. Não simplesmente ocupar um espaço e construir nele, mas trazer a comunidade para construir, ensinar novas habilidades e fazer com que ela cresça em diversos aspectos. A mensagem final de Kéré, ganhador do Aga Khan Award, entre outros diversos prêmios, fala sobre como a arquitetura pode ser inspiradora para comunidades moldarem seu próprio futuro.

Julian Treasure — Por que arquitetos devem usar seus ouvidos?

O estudioso do som Julian Treasure traz um alerta em seu TED Talks: os arquitetos devem começar a projetar com os ouvidos. Os espaços em que estamos inseridos influenciam diretamente nossa qualidade de vida. Por isso, ele fala sobre transformar nossas experiências nas cidades. Utilizando como exemplo saúde e educação, Treasure apresenta como a acústica pobre de salas de aula – tanto clássicas quanto modernas – prejudica o aprendizado, sendo uma questão impensada por muitos arquitetos e projetistas. Ao trazer o termo “arquitetura invisível”, cunhado pelo arquiteto londrino Richard Mazuch, fala sobre projetar a experiência e não a aparência, criando ambientes que soem tão bem quanto aparentam, que sejam adequados a suas funções e melhorem nossa saúde e bem-estar, bem como nosso comportamento social e produtividade – seja em escolas, escritórios, hospitais ou em nossa própria casas.

David Byrne — Como a arquitetura ajudou a música a evoluir

E, já que falamos de som, talvez você conheça David Byrne pela sua carreira na música – seja solo ou à frente do Talking Heads. Porém seu conhecimento e paixão vão muito além da música. Tomando como ponto de partida a sua trajetória do CBGB ao Carnegie Hall, o artista explora a mudança dos espaços musicais, desde campos abertos onde tribos africanas tocam tambores, passando pela ópera de Wagner, até as grandes arenas de rock e questiona: o lugar faz a música? A interessante análise aponta como nós nos modificamos para se encaixar em um contexto, e a música segue a mesma regra – ou como a arquitetura definiu estilos musicais e gerou grandes transformações.

Gostou das nossas dicas? Conte para nós quais palestras inspiram você!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?