6 conselhos que todo jovem engenheiro deveria ouvir

A profissão de engenheiro civil é uma das mais belas que há. É repleta de desafios, mas existe algo de mágico em construir uma cidade, um mundo melhor. Sair da faculdade, do campo das ideias, e ir para a rotina de uma obra, para a parte prática, nem sempre é uma fácil transição.

O início de uma carreira nunca é fácil e na engenharia isso não seria diferente. É uma jornada de erros, obstáculos, dificuldades, mas também de constante aprendizado. Nós já passamos por isso e tivemos espaço para errar e aprender muito com nossos erros. Por isso queremos dar dicas que podem ajudar você que ainda está estudando ou que acabou de entrar nesse mercado. São alguns conselhos que gostaríamos de ter ouvido e que queremos passar adiante:

1. Enquanto estudante, tente conciliar as aulas com a experiência prática de uma obra – seja através de estágio ou de visitas em um canteiro de obras!

Falamos muito sobre isso no nosso Verão no Obra, leia aqui como foi essa experiência.

2. Estude, estude e estude um pouco mais! A faculdade de Engenharia é bastante exigente, embora negligencie, por vezes, a abordagem prática. Trabalhe duro para se formar o mais rápido que puder, para não deixar que o curso desanime você em relação à profissão, que é maravilhosa!

Leia também: Conheça 7 mulheres que marcaram a história da Engenharia e Arquitetura

3. É muito importante tentar conhecer, desde a faculdade, como é a profissão na prática. A engenharia permite que exerçamos a profissão em diversos campos depois de formados e ter esse conhecimento cedo ajudará você a obter especialização na sua área de interesse. O quanto antes você focar na área que mais combina com você, mais vantagens você terá quando chegar a hora de encarar o mercado de trabalho.

4. De nada adianta ter conhecimento sobre materiais, projeto, execução, planejamento e orçamento – partes fundamentais da profissão -, se você não souber lidar com os responsáveis em materializar o seu projeto – os funcionários da obra. Gestão de pessoas é a chave do sucesso para uma obra bem executada. Além disso, o ambiente de trabalho – que, muitas vezes, nos toma mais tempo que nossa família – fica mais agradável para todos e quase que “autogerido”.

Leia também: Os segredos para gerenciar uma obra com sucesso

5. Como já dissemos, o início é sempre complicado em qualquer profissão. Seja pela falta de oportunidades, de experiência ou bons contatos. Aceitar a dificuldade desse novo começo e se preparar para destacar-se diante dos colegas de profissão é essencial! Lembre-se: a corrida é sempre de longa distância, e não de 100 metros rasos!

6. Para finalizar, tenha sempre em mente que nossa profissão é foda! A engenharia é capaz de materializar sonhos que antes estavam só no papel, de construir lares onde famílias irão se formar; construir rodovias, indústrias, pontes e barragens pelas quais nosso país se desenvolverá; construir moradias populares que viabilizarão qualidade de vida àqueles que antes nunca tiveram… Só para citar algumas das mudanças que a nossa profissão pode fazer no mundo!

Leia também: 4 palestras do TED para inspirar engenheiros e arquitetos

A engenharia tem o poder de mudar a vida das pessoas e, sem dúvidas, vai mudar a sua também! É uma profissão incrível e você pode ter certeza de que trará muitos motivos para você se orgulhar.

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?