Porto Alegre: 5 lugares que você precisa conhecer

Ainda que haja pessoas por aí pensando que Porto Alegre parou no tempo, a capital gaúcha está constantemente se reinventando. Novos espaços surgem para suprir as necessidades de um público sedento por alternativas que fujam do comum – seja no quesito trabalho ou diversão.

Estes espaços, que abrigam cafés, bares, coworkings e escolas, representam o que há de melhor na Porto Alegre contemporânea, trazendo inovação à cidade e sendo um “respiro” em meio a um mundo de mesmice.

Perestroika

O momento atual de Porto Alegre não poderia ser melhor para os criativos. A Perestroika é a maior escola criativa da capital e possui sede em cinco cidades brasileiras. O nome não poderia ser mais adequado: em russo, perestroika significa reconstrução e esse é justamente um dos nortes da escola. Pregando conceitos como consciência coletiva, a escola desenvolveu a metodologia de experience learning, na qual se aprende pela experiência. Situada dentro da AREA 51, a Perestroika conta com cursos das mais variadas áreas, de arquitetura a empreendedorismo, sempre trazendo um viés criativo que aspira por mudanças de paradigma e transformação da sociedade em um ambiente mais subversivo, sensível e do bem.

Serviço: AREA 51 – Av. Cel. Lucas de Oliveira, 894 – Petrópolis

AREA 51

E já que falamos em AREA 51, esse é um espaço colaborativo e criativo que foi criado com a intenção de conectar as pessoas. Em meio à natureza, em um casarão histórico onde se encontrava o Seminário Concórdia, a AREA 51 é um dos co-workings mais badalados da capital, abrigando 30 empresas das mais diversas áreas (e, aproximadamente 200 pessoas), além de eventos e feirinhas locais, shows, palestras e o café Valkiria no térreo.

Serviço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 894 – Petrópolis

Valkiria Café

Um dos queridinhos de Porto Alegre, o Valkiria Café inspira-se no conceito clássico do “café para viagem”, comum em grandes redes de cafeterias, unindo-o à paixão por café e sorrisos. O ambiente de sua sede na Carlos Gomes é todo industrial, mas ainda sim é aconchegante para aqueles que chegam em busca de um café delicioso. A bebida, que pode ser quente ou gelada, simples ou super complexa e cheia de misturas, já conquistou um público fiel, que defende a marca e leva por aí as canecas temáticas – que podem ser adquiridas nas lojas. O cardápio é recheado de doces e tortas, que deixam qualquer um com água na boca, mas também apresenta opções mais fit’s. Os sucos e smoothies, bem como sanduíches e saladas – com opções veganas e vegetarianas – são igualmente saborosos e completam o cardápio. Seja para um almoço, reunião de trabalho ou simplesmente tomar um cafézinho, o Valkiria é o seu lugar.

Serviço: Av. Carlos Gomes, 604 – Auxiliadora | AREA 51 – Av. Cel. Lucas de Oliveira, 894 – Petrópolis

Pink Velvet Bakery

Com uma pegada bem diferente do Valkiria, mas igualmente amada pelo povo porto-alegrense, a Pink Velvet Bakery traz um conceito de padaria e confeitaria que oferece a seus clientes deliciosos donuts – o carro chefe da casa -, além de apetitosos cupcakes, bolos, tortas e doces. No coração do Santana, o espaço cor-de-rosa é encantador e faz querer voltar sempre! Além das delícias da pâtisserie que você encontra a semana toda, os fins de semana ainda reservam o imperdível brunch – tradição estadunidense cada vez mais popular no Brasil em que se toma um café da manhã mais tarde, que substitui o almoço (breakfast + lunch). Depois de uma longa semana de trabalho, seja na obra ou no escritório, o final de semana pede um donut da Pink!

Serviço: Av. Venâncio Aires, 757 – Santana

Spoiler

Para terminar a lista, um clássico moderno. Desde 2017, o Spoiler vem conquistando o coração dos amantes de séries da capital. Com inspiração em seriados da TV e da Netflix, o bar oferece um cardápio recheado de drinks baseados em séries e personagens, apresentados das formas mais inusitadas, além de pratos temáticos, com opções de hambúrgueres, pizzas, tortas e waffles. Mas esteja preparado: como o próprio nome já diz, há spoilers por toda a parte! Seja nos porta-copos ou na parede especialmente reservada para bilhetinhos que entregam os segredos dos seus programas de TV! Se você não se importa com revelações ou acha que consegue sair imune do local, o Spoiler é um grande opção para um happy hour ou uma saída com os amigos.

Serviço:  Rua General Lima e Silva, 1058 – Cidade Baixa

A MKS também busca, em cada uma de suas obras, fugir do comum e trazer para a cidade algo novo e que seja muito mais do que um edifício. Somos adeptos da gentileza urbana e queremos transformar Porto Alegre em um lugar cada dia melhor para os seus moradores. Conheça nosso trabalho!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?