Por bairros melhores: Conheça as pessoas que estão trabalhando voluntariamente pelo seu bairro em Porto Alegre

Em tempos de individualismo cada vez mais crescente, projetos que visam ao bem comum devem ser exaltados. Em muitos bairros de Porto Alegre, por exemplo, os moradores tomaram a iniciativa de arregaçar as mangas e promover melhorias em suas vizinhanças.

Pequenas atitudes podem transformar o mundo, conheça algumas delas:

Cidade Baixa em Alta

Com o objetivo de resgatar o conceito de boa vizinhança, o Cidade Baixa em Alta foi criado para explorar toda a beleza da Cidade Baixa. A iniciativa começou em 2012 e atualmente está intrínseca no comportamento de quem ocupa o bairro.

Seja na restauração das casas da Travessa dos Venezianos, que começou através dos moradores, ou na organização de eventos, como as “Esquinas embriagadas de cultura” ou o carnaval de rua que enche as ruas de foliões, cada ação faz com que a Cidade Baixa seja cada vez mais adorada pelos moradores e por quem passa por lá.

Na foto, pode ser observada uma das edições do “Bueiros com Arte”, intervenção para colorir e levar arte às ruas do bairro.

Serenata Iluminada

Desde 2012, a Serenata Iluminada ocupa o Parque Farroupilha com atividades artístico-culturais em prol de mais segurança, do direito à cidade e para que se repense a convivência nos espaços públicos. Embora tenha se iniciado na Redenção, a ideia é ocupar os mais diversos espaços da cidade. Os eventos são abertos, colaborativos e auto-organizados, e sempre pedem que as pessoas cuidem do lixo produzido e prestem atenção à natureza local, já que a ideia é iluminar e muitas pessoas utilizam velas neste processo. Além disso, o respeito é protagonista, seja às diferenças, ao espaço ocupado ou ao bairro e sua vizinhança.

Projeto Vizinhança

Apesar de não ser fixado em apenas um bairro, o Projeto Vizinhança tem como objetivo transformar espaços ociosos dos bairros utilizando a participação coletiva, estimulando a convivência entre os vizinhos, trocando vivências e experiências, e criando um bairro melhor juntos. Alguns bairros pelo qual o projeto já passou são: Boa Vista, Santa Tereza, Tristeza, Santana, Lami e Vila Assunção.

Na edição que ocorreu no bairro Lami, foi inaugurado um espaço para as atividades da Escola Convexo, na comunidade Chapéu do Sol.

Café na Calçada

Os vizinhos do bairro Floresta encontraram um jeito bem interessante de promover a convivência: o Café na Calçada acontece na rua Félix da Cunha e propõe um café da manhã colaborativo, onde cada um leva algo a ser compartilhado. Nesse momento de união, em que a rua é ocupada, são discutidas pautas importantes para melhorias do bairro.

Mutirão no Jardim Ypu

Cansados de esperar que limpassem a praça de seu bairro, moradores do Jardim Ypu decidiram que eles mesmos fariam a capina do campo. O professor aposentado José Luís Mattos foi um dos líderes do movimento de retomada da praça, que já estava tomada pelo mato de um metro de altura.

A limpeza começou com o que tinham à mão e depois ganhou força com equipamentos para cortar a grama, comprados graças a uma rifa organizada na vizinhança. Da mesma forma, o mutirão que começou pequeno, foi agregando cada vez mais moradores.

Além de deixar a praça pronta para uso, o objetivo é dar o exemplo para as crianças, para que aprendam a cuidar e preservar os espaços que têm à sua disposição.

Estes são apenas alguns exemplos de comunidades que fazem o que está dentro do seu alcance para melhorar a qualidade de vida de seu bairro. Existem muito mais ações sendo feitas por aí e algumas passam totalmente despercebidas pela população. Que tal valorizarmos isto? E você: o que está fazendo para melhorar o bairro que você mora?

Cada pequeno gesto conta. Vamos tornar nossa cidade e nosso mundo um pouquinho melhor?!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?