Cidade Baixa: como o bairro inovou em arquitetura antiga

A Cidade Baixa é um dos bairros mais tradicionais e badalados de Porto Alegre. Cheio de lugares e pessoas modernos e descolados, o lugar é palco dos mais variados eventos e reúne gente de todas as tribos. Desde sua criação, nos anos 60, ela é vista como o coração cultural e boêmio da cena gaúcha. Mas sua história remonta a décadas antes, e isso se reflete na arquitetura antiga das ruas de lá.

Mas, diferente de outros lugares, a Cidade Baixa conseguiu reinventar esses espaços e transformá-los em ambientes modernos, recheados de coisas interessantes para se ver e fazer! E é por isso que nós, da MKS, admiramos tanto esse bairro: pelo poder que ele tem de inovar, mesmo em meio a tantas casas e prédios antigos.

A Travessa dos Venezianos é um bom exemplo disso: são dezessete casas populares tombadas pelo município. As casinhas são simples, mas atualmente abrigam restaurantes – como o Bistrô da Travessa – e centros culturais, como o Memorial da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Com o passar dos anos, o local ainda virou palco de festas. Em junho, ele ficou ainda mais colorido, com bandeiras juninas e banquinhas de comida e chopp artesanal. Lá é possível ter um gostinho dos anos XX, e manter o ar de interior em uma cidade tão movimentada.

Outras casas antigas do bairro foram transformadas em festas e bares. Um ótimo exemplo é o Dirty Old Man – um pub inspirado no escritor Charles Bukowski. Por fora, a fachada antiga é totalmente preservada e, por dentro, o lugar foi completamente transformado. O ar vintage foi mantido, mas de forma totalmente moderna e inovadora.

A Sinners é outro exemplo: a antiga casa agora abriga uma das festas mais populares entre os jovens da capital, principalmente quem gosta de rock e músicas mais alternativas. No entanto, ela promove baladas com as mais diferentes playlists e estilos musicais. Mais um motivo pelo qual a Cidade Baixa é frequentada por pessoas de todas as idades e todos os jeitos que você possa imaginar!

As casinhas antigas e coloridas da CB viraram cenário também para a moda alternativa e os estúdios de tatuagem. O Heráclito Tattoo transformou um antigo casarão em um local para fazer arte na pele das pessoas – e ficou demais!

Além de transformar esses locais em lojas, bares e estúdios cheios de cor e de vida, a Cidade Baixa também é lotada de algo que adoramos: a arte de rua. O graffiti está presente em diversos locais, espalhados pelas ruas do bairro. Muitos empresários locais cederam suas paredes a artistas, que usaram suas tintas para deixar as paredes e muros ainda mais bonitos. A arte da foto abaixo é assinada por Jotapê Pax (PaxArt), que já trabalhou com a gente na fachada do empreendimento JCândido.

Rua Alberto Torres

É só passar pelo bairro para se apaixonar e perceber o motivo pelo qual, para os portoalegrenses, o local é um dos mais queridos da cidade. As cores e formas presentes por lá fazem com que percebamos que o antigo pode sim ser atual – e é a fórmula perfeita para quebrar a rotina e manter um pedaço da nossa história por perto.

Você também é apaixonado pela CB? Conte para nós o que você mais gosta de fazer nesse bairro!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?