Caminhabilidade: Conheça 5 projetos para melhorar o dia a dia dos pedestres

Embora viver a pé seja ótimo em muitos quesitos – trazendo inúmeros benefícios para o indivíduo, a sociedade e o planeta -, a vida de pedestre não é nada fácil.

De acordo com o Infosiga, 46,42% das mortes no trânsito em São Paulo, entre os meses de janeiro e abril de 2017, foram de pedestres. A hostilidade para com o pedestre, como se ele não fizesse parte do trânsito e da mobilidade, influencia nesses números.

Mesmo sendo um desafio diário, muita gente não troca a jornada a pé pelas quatro rodas. E, pensando nestas pessoas, surgem diversas alternativas e projetos para melhorar o dia a dia dos pedestres. Escolhemos 5 projetos que têm o intuito de melhorar o dia a dia dos pedestres para você conhecer. Confira:

Tá com pressa?

O projeto Tá com pressa?, do coletivo Shoot the Shit, se utilizou de um conceito bem simples para facilitar a mobilidade. Utilizando adesivos no chão de calçadas e passarelas de Porto Alegre, eles criaram duas vias para tornar mais eficiente o fluxo de pessoas.

Para aqueles que gostam de andar rápido ou não têm tempo para perder, era só utilizar a via “Tá com pressa?”, enquanto quem estava tranquilo ou andando despreocupado deveria utilizar a vida “Vá devagar”. Simples, mas efetivo.

Adote Uma Ponte

Uma alternativa para a circulação de pedestres é o uso de pontes ou passarelas. Porém, para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário que estas estejam em boas condições de uso.

Por isso, a ONG Ciclocidade lançou a campanha Adote Uma Ponte, cujo objetivo é de que os usuários tomem a iniciativa e cuidem destes espaços, devido ao descaso das instituições que deveriam fazer sua manutenção.

Passeio Verde

Similar a uma ciclovia, o Passeio Verde (ou Faixa Verde) é uma faixa exclusiva para pedestres que foi implantada em São Paulo como uma alternativa à situação deplorável das calçadas. Inclusive, é uma opção mais barata do que tornar as calçadas mais habitáveis para os pedestres.

Ainda que a contragosto, a maioria dos motoristas respeita as ciclovias. Então a criação de um espaço semelhante para pedestre, onde possam circular com segurança, pode ser uma boa resposta aos problemas de mobilidade.

Urbanismo Caminhável

O Urbanismo Caminhável é um conceito criado pelo Instituto de Mobilidade Verde para estudar e avaliar o “Índice de Caminhabilidade” (IC) das cidades brasileiras, através da combinação de três análises de caminhabilidade de uma determinada via ou trajeto: percepção do cidadão sobre a caminhabilidade, avaliação técnica sobre o grau da caminhabilidade e walkscore (o quão caminhável é o trajeto a partir da proximidade de equipamentos esportivos, culturais, sociais, educacionais, comerciais, serviços e oferta de transporte público).

6 Objetivos da Mobilidade a Pé

Para guiar seu trabalho e também contribuir para a discussão da caminhabilidade, a CidadeapéAssociação da Mobilidade a Pé de São Paulo estabeleceu 6 Objetivos da Mobilidade a Pé.

  1. Segurança absoluta para quem anda a pé;
  2. Calçadas caminháveis para todos;
  3. Valorização da mobilidade a pé como meio de deslocamento na cidade;
  4. Sinalização específica para a mobilidade a pé;
  5. Travessias e espaços de compartilhamento da via com prioridade total às pessoas se deslocando a pé;
  6. Estabelecer e consolidar a rede de mobilidade a pé;

Cada um deles se desdobra em metas, que podem ser aplicadas na sua cidade, por exemplo.

“Hoje temos um grande número de pessoas pensando em como melhorar a cidade, mas isso só vai acontecer mesmo no momento em que for uma cidade melhor para o pedestre. Porque todo mundo, mesmo quem tem carro, é pedestre. Sem devolver a cidade para o pedestre, não é possível ter melhor qualidade de vida.”Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, em entrevista ao Estadão.

Instituições como ABRASPE – Associação Brasileira de Pedestres trabalham para melhorias na vida dos pedestres. Porém, solucionar os problemas da caminhabilidade não depende só dos pedestres e de soluções criativas e eficazes.

Depende de uma educação melhor de todos os personagens da mobilidade urbana, que devem entender que somos todos pedestres.

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?