7 filmes para você se aprofundar em engenharia

A engenharia e o cinema são duas paixões que caminham juntas. Tanto que a sétima arte retrata, em diversos filmes, os desafios que tornam essa profissão tão especial. Desde a ficção científica até as biografias: as histórias contadas são perfeitas para passar o tempo entendendo um pouco mais sobre engenharia, de uma maneira leve, descontraída e que, com toda a certeza, dará asas a sua imaginação.

Você também é um apaixonado pelo cinema? Então confira aqui a lista que nós, da MKS, preparamos com 7 filmes para você se aprofundar em engenharia!

 

1 – A invenção de Hugo Cabret

 

Ganhador do Oscar de melhor fotografia, esse filme retrata a vida de Hugo Cabret, um menino que vive escondido em uma estação de trem parisiense, nos anos 30. Durante a história, ele tenta consertar e trazer de volta à vida um autômato construído por seu pai – o que o leva a resolver uma série de enigmas e mistérios. Com a direção de Martin Scorsese, é impossível não se prender ao enredo encantador.

 

2 – Apollo 13

 

Houston, we have a problem here.” Para os engenheiros, o filme que mostra a história verídica da missão Apollo 13, da NASA, vai muito além dessa famosa frase. Além do drama vivido pelos astronautas em meio aos diversos desastres, são mostrados os desafios de construir e reconstruir meios de sobreviver, usando conceitos da engenharia e da física no espaço. Ótimo para ver e rever nas horas vagas.

 

3 – Uma mente brilhante

 

Vencedor do Oscar de melhor filme, o longa conta a história do matemático John Forbes Nash, que foi aclamado pela sociedade ao criar um teorema genial. Uma inspiração para qualquer profissional da área, o filme retrata as adversidades que Nash teve que vencer até se tornar o ganhador de um prêmio Nobel e conquistar o sucesso.

 

4 – A ponte do Rio Kwai

 

O famoso clássico, produzido em 1957, traz lições importantíssimas para engenheiros, principalmente civis. Ele conta como, com poucos recursos, prisioneiros britânicos construíram uma ponte para passagem de trens acima do Rio Kwai, na Tailândia, na época da Segunda Guerra Mundial. Mais um filme que mostra os desafios da área, A ponte do Rio Kwai é imperdível para qualquer um.

 

5 – O jogo da imitação

 

Com a atuação incrível de Benedict Cumberbatch, o filme mostra como o matemático Alan Turing conseguiu construir a máquina que, durante a Segunda Guerra, desvendou códigos alemães encriptados. Isso permitiu que os ingleses soubessem todas as ordens enviadas antes que elas fossem executadas, além de ter sido fundamental para o surgimento da informática moderna.

 

6 – Piratas do Vale do Silício

 

https://www.youtube.com/watch?v=wI5Z8J8wFOo

Esse filme mostra como o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e o co-fundador da Apple, Steve Jobs, modificaram a vida das pessoas e sua forma de se comunicar através de suas criações. Além de trazer a realidade e a história da informática, Piratas do Vale do Silício também conta com conceitos de empreendedorismo, inovação, administração e outros, importantíssimos para a engenharia!

 

7 – 2001 – Uma odisséia no espaço

 

Para terminar a maratona com um dos maiores clássicos do cinema: 2001 – Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrik, é considerado um dos mais importantes na história da sétima arte. O filme traz conceitos extremamente inovadores em questão de tecnologia e inteligência artificial, interessantíssimos para qualquer engenheiro.

Gostou das nossas escolhas? Tem mais alguma dica de filme para adicionar a nossa lista? Conte para a gente nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

Vamos conversar?

Envie uma mensagem de whatsapp para gente através do formulário que retornaremos o mais breve possível. Será um prazer falar contigo.

Mensagem enviado com sucesso!
whatsapp logo Ei, estamos no Whatsapp, vamos conversar?