30 de abril de 2019
Como incorporar a natureza na engenharia civil

Mais do que nunca, vivemos em uma era de renovação, de retorno às origens e da busca por aquilo que é mais natural na vida. Isso se reflete no comportamento humano em diversos aspectos de nossas vidas — na forma como vemos o mundo, como nos portamos e como consumimos.

Ao compreender esse desejo e a necessidade de tornar os ambientes mais naturais e sustentáveis, setores como a arquitetura e a engenharia civil passaram a adotar cada vez mais a presença do verde nas construções. Essa é uma preocupação constante aqui na MKS, que contribui também para o bem-estar das pessoas em cada um dos espaços que criamos. Por isso trazemos, neste post, algumas maneiras de como incorporar a natureza na engenharia civil.

Rooftop verde

Já abordamos esse tema algumas vezes aqui no blog, visto que é um recurso que foi utilizado em nossos empreendimentos Casa América e Esquina Chartier. Criar um rooftop verde (ou telhado verde) é uma forma de fazer com que a natureza esteja presente na estrutura do prédio, além de contribuir em diversos aspectos sustentáveis, como, por exemplo, colaborar com a limpeza do ar da cidade, ter um melhor isolamento térmico e acústico do empreendimento, reter água da chuva e embelezar a vizinhança.

incorporar-natureza-engenharia-02

Casa América

incorporar-natureza-engenharia-03

Projeto do Esquina Chartier, que será entregue em 2019.

Manutenção da vegetação nativa

Outro aspecto importantíssimo no que diz respeito a incorporar a natureza na engenharia é garantir, dentro do possível, que seja feita a manutenção das árvores nativas presentes no terreno, quando não interferem no corpo do prédio.

Abraçar a vegetação local e torná-la parte do empreendimento que está sendo construído é uma forma de respeitar a natureza ao seu redor, além de aproveitar os recursos naturais que estão à sua disposição.

Desenvolvimento de um projeto paisagístico elaborado

Na mesma linha do item anterior, um projeto paisagístico bem elaborado já contribui, por si só, para que a natureza seja bem incorporada à engenharia do prédio. Segundo especialistas em arquitetura externa, há uma forte mudança de comportamento do consumidor, que busca por empreendimentos que estejam alinhados com a proposta de trazer a natureza como um de seus principais atributos. Seja na forma de uma cobertura com projeto paisagístico bem planejado — com folhagens, gramíneas, árvores nativas e horta de ervas —, de um rooftop verde ou de um próprio jardim no térreo, os moradores querem ter a natureza presente e querem senti-la em sua rotina.

empreendimento J.Cândido

J.Cândido

Deixar a natureza entrar

Além disso, fazer um bom uso do projeto arquitetônico e de engenharia também pode ser uma boa maneira de incorporar a natureza. Isso porque, com um bom planejamento, que carregue a boa arquitetura e de boa engenharia, é possível trazer, também, a natureza de fora pra dentro.

No Esquina Chartier, por exemplo, escolhemos fazer o uso de amplas esquadrias, que permitem que toda a natureza externa seja tão apreciada quanto a que está do lado de dentro do prédio.

Leia também: 5 materiais que podem trazer sustentabilidade à sua obra

corredor verde

Um dos objetivos que temos aqui na MKS é o de sempre contribuir com a construção de uma cidade melhor, um prédio de cada vez. E a boa engenharia aliada com princípios como gentileza urbana e sustentabilidade fazem parte disso. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários.

Voltar
Vamos conversar?
Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou pelo e-mail. Responderemos o mais breve possível.

quero que entrem em contato comigo através do whatsapp