19 de fevereiro de 2019
Arquitetura do futuro: o que podemos esperar

Embora de forma tímida, o termo “arquitetura do futuro” vem sendo usado cada vez com mais frequência. A arquitetura do futuro nada mais é do que um conceito baseado nas principais tendências que irão ditar o que os próximos anos reservam no que diz respeito à construção, comportamento e organização espacial.

O que você imagina quando ouve o termo? Talvez algumas ideias que podem parecer mirabolantes, mas saiba que esse “futuro” já está mais próximo do que você imagina. É por isso que nós, da MKS, decidimos explorar esse conceito, trazendo para você um vislumbre do que a arquitetura do futuro irá nos proporcionar. Confira!

Mudança de paradigma

A arquitetura nunca foi sobre apenas construir prédios e coisas. É uma arte de modificar espaços e torná-los melhores para as comunidades que nele habitam. Porém, mais do que nunca, na arquitetura do futuro será necessário que os arquitetos se tornem realmente transformadores sociais, a fim de tornar possível a vida na Terra — em qualquer futuro que possamos ter.

Sustentabilidade

arquitetura-do-futuro-02

Dificilmente conseguiremos falar de futuro sem tocar no tema sustentabilidade. O aquecimento global é real e estamos, a cada dia, esgotando os recursos do nosso planeta. É necessário internalizar o pensamento sustentável em cada uma de nossas atitudes — e isso, naturalmente, reflete-se na arquitetura.

Não é de hoje que profissionais elaboram projetos prevendo como será o futuro e como lidaremos com ele, assim como novos projetos focados em sustentabilidade, seja visando o melhor uso energético ou reaproveitamento da água, por exemplo, já estão nascendo e sendo implementados.

Desde 2015, o escritório de arquitetura e fundação Laka organiza o concurso Architecture That Reacts (“Arquitetura que reage”, em português) que convida arquitetos do mundo toda a inscrevem projetos que ajudam a revolucionar e tornar possível a arquitetura do futuro. Em 2018, o projeto ganhador foi da arquiteta e designer estadunidense Mary Denman. Seu Tidal Terrains, criado para ser situado na região do rio Tâmisa, em Londres, apresenta um território híbrido que mescla plantas e maquinário, levando em conta o futuro em que teremos que lidar com o alagamento de cidades e países que ficam próximos à água.

arquitetura-do-futuro-03 arquitetura-do-futuro-04

“Especialistas em mudanças climáticas preveem um aumento de temperatura de quatro graus no próximo milênio. Esse aumento resultará em uma drástica reorganização do nosso planeta, à medida em que o nível dos mares sobre e eventos climáticos mais extremos, como furacões e tsunamis, interferem em nossas cidades. Noventa por cento das maiores cidades do mundo estão localizadas próximo à água, e, para resolver o crescimento da densidade populacional e as diferentes condições ambientais, talvez seja preciso começar a considerar o uso de águas urbanas já existentes como uma oportunidade para construir novos tipos de paisagens dinâmicas que sejam capaz de responder com flexibilidade às mudanças nos níveis das marés.”

Tecnologia = mais possibilidades

arquitetura-do-futuro-05

Relacionado à sustentabilidade está a tecnologia. As inovações tecnológicas como forma de inteligência possibilitam que os arquitetos e nós, enquanto sociedade, consigamos evoluir e concretizar mudanças verdadeiras, que possam sair do papel, como o Tidal Terrains, por exemplo.

Com o avanço da tecnologia, é possível o uso de diversas ferramentas, softwares e processos que facilitam a rotina do arquiteto e permitem que eles cheguem em resultados que, há cem anos, não seriam possíveis.

Vivemos em uma era de possibilidades, na qual a arquitetura do futuro representa apenas a ponta do iceberg. Se já evoluímos até aqui, imagine aonde chegaremos com máquinas cada vez mais eficazes e inteligências artificiais?

Seja através de construções mais tecnológicas, automações ou do simplesmente fato de podermos chegar mais longe a cada dia, a tecnologia, aliada a bons profissionais e objetivos sustentáveis, poderá tornar possível um amanhã mais esperançoso para todos nós.

E você, o que espera da arquitetura do futuro?

Voltar
Vamos conversar?
Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou pelo e-mail. Responderemos o mais breve possível.

quero que entrem em contato comigo através do whatsapp