28 de março de 2018
Os segredos para gerenciar uma obra com sucesso

Gerenciar uma obra com sucesso é uma arte que se desenvolve com tempo e trabalho duro. Ao longo de sua carreira, você descobrirá o procedimento que melhor combina com o seu estilo e com sua equipe. Porém há algumas dicas e boas práticas nessa área que podem ajudar no seu dia a dia. O core de toda a questão tem a ver com gestão de pessoas na obra e planejamento e controle da produção.

O planejamento é um ponto essencial para o sucesso de qualquer obra. Esse quesito envolve todas as etapas da obra – da mão de obra aos materiais – e funciona em dois níveis: tático e operacional. O planejamento de nível tático diz respeito ao longo prazo; é aquela garantia da entrega dentro do prazo e orçamento. Já o planejamento de nível operacional diz respeito ao dia a dia da obra, sendo a garantia de que os materiais serão aplicados corretamente e de que a mão de obra será gerida de acordo.

Assim, o planejamento tem o poder de elaborar uma estratégia para o desenvolvimento da obra, bem como um cronograma de ações para garantir que as coisas saíram de acordo e, também, prever possíveis problemas – preparando-se para imprevistos.

Outra questão essencial é a gestão de pessoas. Já abordamos o tema no blog, mas vale ressaltar pontos fundamentais que podem tornar o processo de trabalho muito mais eficiente e proveitoso para todos os envolvidos.

A gestão tem muito a ver com a postura do engenheiro na obra. Nós prezamos muito pelo respeito com cada um de nossos artesãos e criamos, ao longo de anos de trabalho, uma relação familiar. Portanto nosso conceito de gestão não diz respeito ao controle, mas sim à motivação! Uma equipe motivada vai mais longe e faz melhor o seu trabalho. É importante saber reconhecer e recompensar seus profissionais, fazendo com que eles queiram crescer junto de você e da empresa.

Porém um bom gestor deve também saber dar aquele “puxão de orelha” quando necessário, por mais familiar e amigável que a relação possa ser. O bom funcionamento da obra deve ser uma prioridade. E, assim como você deve falar, você deve também ouvir. Seja aberto a feedbacks e crie uma relação que não seja unilateral com sua equipe.

Crie um ambiente agradável na obra. Ofereça boas instalações de vestiário, cozinha e banheiro para seus profissionais. Lidere, por exemplo, criando um espaço no qual seja prazeroso trabalhar. A qualidade do ambiente de trabalho se vê refletida na qualidade de cada projeto entregue e é isso que os torna verdadeiras obras de arte.

Os pequenos gestos são responsáveis por grandes mudanças! O segredo de uma obra de sucesso é, por fim, o fato de que não se gerencia sozinho. Faça com que sua equipe se sinta tão responsável quanto você pelo sucesso da obra; Faça-os ter orgulho do projeto; Permita que suas famílias visitem a construção finalizada para que eles possam mostrar o belo trabalho pelo qual cada um deles deu o suor para colocar de pé; Seja aquele chefe que você gostaria de ter, e você alcançará todo o sucesso do mundo.

gerenciar-obra-2

Voltar
Vamos conversar?
Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou pelo e-mail. Responderemos o mais breve possível.

quero que entrem em contato comigo através do whatsapp